segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROUCA O QUE SIGNIFICA?

O programa Um Computador por Aluno (Prouca) é uma iniciativa do Ministério da Educação, que, em parceria com os Estados e municípios, promete entregar um netbook para cada professor e para cada aluno. O projeto envolve a capacitação de professores para o uso da tecnologia e visa criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.

Quetões
1.De quando é a lei do Prouca?
2.Diga por quem poderá ser feita a aquisição dos computadores?
3.Explique por que a acão é considerada uma politica de inclusão digital?
4.Qual o n° de alunos matriculados que pode garantir a adesão da escola?
5.Qual a comunicação ou o link que você estabelece entre essa lei e o projeto do batismo digital o qual participámos em parceria com o cdi e o senac.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Nesta era do conhecimento as NTIC'S são fundamentais para ajudar o homem no processo de ensino e aprendizagem.

O desenvolvimento da tecnologia e da informática exige do cidadão uma nova forma de conhecimento digital. Os cursos na modalidade, nesse sentido, podem ser considerados um laboratório para essa nova alfabetização, uma vez que os alunos aprenderão, na prática cotidiana, a utilizar as TICs.
No entanto, por um lado, a alfabetização digital precisa considerar o uso crítico das novas tecnologias, entendidas como produto social que pode viabilizar a formação de um grande contingente de profissionais. Não se pode esquecer que as TICs não são neutras e nem foram, em princípio, produzidas com fins didáticos. Acontece que, em nossa sociedade, as inovações tecnológicas são consideradas um bem e, portanto, valoradas positivamente, independentemente de quem as produziu, de sua relação ou função no modelo socioeconômico vigente, de seu caráter excludente. Por seu valor positivo socialmente construído, essas novas tecnologias da informação e comunicação são transpostas e utilizadas em todos os campos. Quando e ocorre na instituição escolar, o problema se agrava, uma vez que não se levam em consideração os efeitos da individualizaçãoda racionalidade tecnológica que ocorre sobre o aluno.